Curso de Tanque-Rede de Bambu em Penedo-AL

Curso Penedo

Em 2004, trabalhando no Instituto do Bambu, após desenvolver o primeiro protótipo de tanque-rede para engorda de tilápias em rios ou lagoas. Apresentei-o em uma palestra no SEBRAE-AL e acabei despertando o interesse de uma comunidade que vivia em Penedo uma cidade próxima ao Rio São Francisco.

Em Penedo havia um assentamento onde já haviam tido uma experiência em criar peixes em cativeiro, porém seus tanques-redes haviam se degradado com um ano de uso, o alumínio utilizado foi corroído inutilizando a estrutura, sobraram então umas 36 redes. O custo da recuperação dos tanques com materiais convencionais existentes no mercado era alto e não tinham como investir, pois haviam outros gastos.

Eu tinha acabado de criar o protótipo e testado seu comportamento.

O custo de montagem da estrutura era ínfimo, em ralação a todos os outros materiais, com a vantagem que a capacitação em saber fazer daria uma autonomia aos agricultores.

O curso durou 2 semanas. Nessas 2 semanas executamos três tanques e em seguida testamos na represa.

Agora além de saber como fazer, os agricultores poderiam utilizar as técnicas aprendidas em outras estruturas de seus sítios.

Imagem1

Imagem2

Imagem4

Imagem6

Imagem5

Imagem8

Imagem13

Imagem17

Imagem26

Imagem29

Imagem30

Imagem32

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Cursos. ligação permanente.

46 respostas a Curso de Tanque-Rede de Bambu em Penedo-AL

  1. Cleyton diz:

    Gostaria que se possível me enviasse mais informações detalhadas da confecção de tanque redes, pois tenho interesse em começar a criação de tilápias.

  2. Ronaldo Carlos Picoloto diz:

    Gostaria que se possível me enviasse mais informações detalhadas da confecção de tanque redes, pois tenho interesse em começar a criação de matrinxã.grato

  3. Thomas diz:

    Olá,Gostaria me enviassem mais informações detalhadas da confecção de tanque redes,
    Fiquei surpreso com o revestimento do bambu em pet.
    parabéns pela ideia.

    • rodrigoprimavera diz:

      A todos os interessados em saber como fazer, publicarei o passo a passo de como instalar a PET no bambu, aguardem, aproveito pra convida-los por curso de Construção com Bambu que se realizará agora, onde os alunos aprenderão todas essa tecnicas. Obrigado

      • Emanuel vidal diz:

        Amigo eh a primeira vez q visito seu site e gostei muito do conteudo sobre tanque rede de bambu e gostaria de mais informaçoes c possivel passo a passo pois moro em buritis rondonia e estamos começando uma produçao de peixes, somos varios produtores e o preço de um tamque rede, nao deixa q implantemos o sistema c vc puder nos passar algum matreial agradeço muito!!!!

      • rodrigoprimavera diz:

        Oi Pessoal, tenho recebido inumeros comentários que pedem o manual com fotos, videos, descrições. Mas o tanque-rede pode ser feito de diversos jeitos, fica dificil explicar e dar mais detalhes do modo como se construir.
        Não tenho nenhum material didatico que explique o processo passo a passo. A unica coisa que posso fazer é ensinar pessoalmente. Pra isso dou cursos aqui em Florianopolis e pelo Brasil.
        Geralmente eu trabalho em cima de materiais que encontramos facil e de custo zero, como as garrafas PETs, mas essa também varia de região pra região. Por tanto, se quiserem aprender fiquem atentos aos cursos que são montados, ou me contratem pra ministrar um curso ai na sua região..

      • Ademar Mendes Bezerra diz:

        Gostaria de implantar na comunidade em que se situa a minha propriedade, no Município de Aracaoiaba, no Estado do Ceará, precisamente no Distrito de Vazantes, tanto em açude como no próprio Rio Choró, o sistema de tanque-rede de bambu. Para tanto gostaria de rceber uma manual de como preparar as gaiolas ou tanques, passo a passo, pagando naturalmente as despesas do Manual e do enviovia SEDEX. Antecipadamente agradeço, podneod se for o caso depositar o valor. É óbbio que gostei muito do processo utilizado para o fabrico dos tanques. Meus parabéns ao idealizador.

      • Emanuel vidal diz:

        so pra retificar meu email ficou errado eh vidal1000@hotmail.com aguardo qualquer material q vc possa me passar!!

  4. Antonio Araujo Silva diz:

    Gostarei muito de receber informações passo à passo sobre todas construções possíveis utilizando o bambu e garrafas pet. um abraço do Antonio.

  5. leandro ferreira da silva diz:

    boa tarde eu gostaria de saber; como conseguir catalago de instrução p/ fabricar um tanque rede de bambu. ou algumas coisa parecida. e tanbem gostaria de saber a onde encontrar ração propria p/ tilápias. ficarei muito agradecido por ser atendido um abraço

  6. Danilo G Soares diz:

    Olá, gostaria que se possível me enviasse mais informações detalhadas da confecção de tanque redes, pois tenho interesse em começar a criação de tilápias.

  7. Marcial diz:

    Parabêns,muito legal,estou indo morar em minas
    e estou muito empolgado com uso do bambu,pretendo
    desenvolver alguns projetos lá, se puder me enviar mais informações fico grato!!

  8. roberto severino diz:

    Estamos montando uma pequena empresa para produção em tanque e rede, gostariamos de informações sobre tanque e rede de bambu.

    Roberto fone (34) 35145002

  9. Bismarck diz:

    Gostaria de mais informações sobre o Curso em sistema de apostilas p/ q eu pudesse aproveitar e desenvolver na minha comunidade, o lago do Paracuúba (Amazonas). Obrigado

  10. JAILTON TORRES diz:

    gostaria de ter mais informações sobre a confecção dos tanques redes, agradeço mesmo.

  11. Carlos Botelho diz:

    Gostaria de Saber se há Interesse de Vc. promover um curso aqui na Ilha de Santana – AP, trabalho numa colonia de pescadores a Z-06 de Santana e estou muito interessado em montar um Projeto com apoio da PESCAP – Agência de Pesca do Estado do Amapá e do MPA – Ministério da Pesca e Aquicultura e o SEBRAE. Se houver interesse gostaria que entrasse em contato através do e-mail acima para viabilizar sua vinda aqui em nosso estado.
    Abraços!!!
    Carlos Botelho
    Gerente de Projeto Colonia Z-06 de Santana

  12. mario andretti diz:

    fiquei muito impressionado com o talento e a criatividade das pessoas,parabens pessoal,gostaria que me mandassem mais informaçoes da confecçao,pois tenho interesse em iniciar uma criaçao de tilapias na minha propriedade,aguardo ansioso o retorno,mais uma vez obrigado.

  13. laudicelia jose dos santos diz:

    gostaria de saber mais sobre este curso de tanque rede de bambu tenho uma propriedede em ms e desejo trabalhar com piscicultura se me enviar grato

  14. laudicelia jose dos santos diz:

    qual é o custo de curso para que possa ministralo aqui ? tem muitos interessados

  15. Silvio Ricardo Miguel diz:

    Bom dia!Gostaria de saber se tem uma postila para confecção deste tanque rede.

  16. Washington Luis Corado de Sousa diz:

    Parabéns pela iniciativa, li e vi os tanques feitos de Bambú, fiquei interessado e gostaria de receber maiores detalhes da construção. obrigado! parabens.

    • rodrigoprimavera diz:

      Olá amigos adoraria ter uma receita, mas pra cada problema existe uma solução. Por isso sou consultor, formo pessoas a fazer, mas cada lugar é diferente do outro, com espécies diferentes de bambu, impossível de explicar sem a prática, não vendo apostila, não fiz nenhum CD ou DVD, apenas ensino a fazer na prática, não folheando um livro ,mas cortando uma garrafa PET, colhendo o bambu maduro, fazendo os encaixes com ferramentas diversas, enfim não dou informação, dou formação.
      Agradeço os elogios de coração.
      Sei que existe uma demanda grande de pessoas que querem mais informação, mas não insistam. Não é essa a minha historia…

  17. tkoio tookoioia junior diz:

    OLA PESSOAL TUDO BOM FIQUEI MUITO INTERESADO NA CONSTRUÇAO DO TANQUJE EM REDE DE BAMBU. SOU UM BRAZILEIRO QUE MORA AQUI NA CHINA E GOSTARIA QUE VOÇES ME PASSASSE INFORMAÇOES DETALHADA DE COMO CONSTRUIR O TANQUE E COMO ULTILIZAR AS GARRAFAS PET. E CONVIDA-LOS PARA UMA PALESTRA E CONSTRUÇAO DE TANQUE PARA CRIANÇAS DE UMA UNIVERSIDADE ONDE EU MINISTRO AULAS.

  18. cleyton pomarolli diz:

    gostaria de receber informações e a durabilidade do tanque-bambu

  19. cleyton pomarolli diz:

    gostaria de receber informações

  20. cleyton pomarolli diz:

    gostaria de receber o curso via email

  21. JUCIDENE CARDOSO DA SILVA diz:

    Estou pensando em criar peixe em tanque rede na minha propriedade gostaria de receber informações sobre a criação de peixe em tanque rede

  22. ANTONIO DA ENCARNAÇÃO diz:

    OLÁ AMIGO EU ESTAVA OLHANDO SEU SITE E FIQUEI INTERESSADO NO TRABALHO,GOSTARIA QUE DENTRO DO POSSÍVEL ENVIAR-SE RELAÇÃO DE TODO MATERIAL PRA SE FAZER O TANQUE-REDE PARA QUE EU POSSA APRESENTAR AQUI NO MEU POVOADO A FORMA DE GERAR TRABALHO PARA SEU PRÓPRIO SUSTENTO.VALEU OBRIGADO E QUE DEUS ILUMINE SEMPRE SUSU IDEIAS.

  23. Rafael Macario diz:

    bom gostei do que li mais gostaria de ter maiores informações sobre este curso vc podem da o mesmo curso on-line ou enviar o esquema dos tanques, quanto de autura largura profundidade, qual objetivo das garrafas pet. estou querendo iniciar uma pena criação tenho um açunde mas que esperimentar o tanque rede pois os de açude ficam com gosto de lama.

  24. mário andretti diz:

    Adorei a idéia de vcs,tenho uma propriedade no interior do ceará,possuo enorme interesse e m iniciar uma criaçaõ,mas devido o alto custo de implantaçaõ e da estrutura fica muito arriscado,se for possível me mandar o material detalhado,lhes seria bastante grato,pois o valor do custo de implantaçaõ reduziria os riscos de prejuízo comuns em inicio de atividades,parabéns pela brilhante idéia e sucesso.

  25. Luciano diz:

    Bom dia!Gostaria de saber se tem uma postila para confecção deste tanque rede.,que se possível me enviasse mais informações detalhadas da confecção de tanque redes, pois tenho interesse em começar a criação de tilápias.

  26. Luciano diz:

    Quero fazer um tanque rede para meu pesqueiro. gostaria de saber se tem cursos em são paulo ou se vcs tem apostilas. obrigado

  27. Antoniel Santos Silva diz:

    me manda a montagem passo-a-passo para min,pois eu vou começar uma criação de peixes.

  28. JOSE ANTONIO FARIAS FILHO diz:

    Ola pessoal!!!
    gostaria que voces me ajudasse a aprender fazer redes
    de pescar,mande-me apostilas por meu e-mail.
    moro em sorocaba/sp

    muito grato um abraco…

  29. Leide Braga diz:

    Gostaria de saber mais sobre a confecção dos tanques,obrigada.

  30. Ronivaldo diz:

    Gostaria de mais informações sobre a montagem de tanque rede com estrutura de bambu.

  31. Pedro marcio pena diz:

    parabens pela ideia gostaria se possivel maiores imformaçoeis um passo passo tou enteressado em fazer uma criaçao no meu sitio

  32. Teodolino diz:

    Olá,
    Gostei da idéia do tanque rede de bambú e dostaria de que me enviassem uma apostila via email. Tenho uma casa de recuperação e isso ajudaria no nosso orçamento.

    Muito obrigado.

  33. Vanilda Mosca diz:

    Bom dia, moramos em Camacan, no sul da BA, e meu esposo ao pesquisar sobre como fazer tanque rede de bambu encontrou esse site e achou interessante. Ele gostaria de saber os custos para você vir a nossa cidade dar seu curso de formação.

  34. henrique diz:

    quero mais informação
    e como foi estalad esse esquema de tamque rede

  35. fabio diz:

    OLÁ PESSOAL.
    UMA DICA IMPORTANTE, NÃO USE BÓIAS REUTILIZAVEIS DE AGROTOXICO PARA MONTAR TANQUE REDES, PORQUE O MINISTERIO DA SAÚDE JUNTO COM O MINISTERIO DO MEIO AMBIENTE ESTÁ PEGANDO MUITA GENTE COM ESSES EQUIPAMENTO E ESTAO MULTANDO E TEM CASO ONDE DEU ATÉ CADEIA PRQ AS AGUAS ANALIZADAS MOSTRARAM CONTAMINAÇOES Q VAZARAM NUMA RACHADURA DE UMA DESSAS BOIAS AZUIS, FIQUE ATENTO.
    CASO QUEIRA TROCAR SUAS BÓIAS ENTRE EM CONTATO COM ESSE FABRICANTE, ELE TEM BOM PREÇO EM BÓIAS AMARELAS E ADEQUADAS PARA PISCICULTURA.
    fabio.isaias@ig.com.br
    ABRAÇOS A TODOS.

  36. Frank Campos diz:

    Moro em santarém no estado Pará; gostei muito da publicação tanques redes com estrutura de bambu:
    Perguntas:
    -Como poderia realizar um Treinamento aqui na região?
    -Quais são as possibilidades?

  37. leila diz:

    É o maximo mesmo viver rodeado de natureza.Também estou desfrutando desse privilégio.Parabens.

  38. valdiney diz:

    Olá,
    Moro em Itacaré-BA, gostaria de obter mais informações sobre o tanque rede de bambu.
    Se possível um manual passo a passo.

    Atenciosamente Valdiney.

Deixe um comentário