Curso UNESP – Bauru 2011

A convite do professor doutor Antonio Marcos Pereira, da UNESP de Bauru, realizamos mais um curso com trabalho em oficina.

Pereira é um grande visionário iniciou seu trabalho com bambu em 1990 , quando muito pouco se falava dessa planta no Brasil.

 “O Projeto Bambu teve início em 1990, com o plantio de mudas de espécies prioritárias – dezenove ao todo – para desenvolvimento de pesquisas com enfoque principal na produção de matéria prima renovável. Participam do projeto professores e alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Design, e a Incubadora de Cooperativas Populares da Unesp – Incop. De acordo com o pesquisador Marco Antônio “as plantas vem sendo utilizadas em pesquisas sobre a viabilidade do desenvolvimento de produtos sustentáveis em bambu, que possam contribuir para evitar o uso/corte de madeira nativa e/ou de reflorestamento”, explica. Ele é autor do livro “Bambu de corpo e alma”, em parceria com o docente da Unicamp, Antonio L. Beraldo, lançado em 2007, que difunde o uso da planta em diversas áreas. “

Segundo ano de curso, direcionado para pesquisadores, alunos, bolsistas e assentados rurais; com a finalidade de gerar pesquisa e renda. Um trabalho vinculado a UNESP e PROEX ( programa de extensão das universidades)
Tema deste ano : Integral Bambu , não basta criar é preciso cuidar de si…
O auto cuidado pra quem resolve criar florestas sustentáveis e dela viver…

O curso começou com uma palestra, mostrando minha historia e evolução no mundo do bambu.

Depois foi proposto o trabalho que fariamos no curso,  construiriamos 3 pirâmides da Integral Bambu em dois dias , teriamos 1 dia completo pra praticas do movimento, no ultimo dia passaria uma tecnica de confecção de esteira para reformar cadeiras de metal, que se encontravam aos montes jogados pelos cantos da universidade, uma forma de recuperar e agregar uso e valor a esses objetos descartados.


Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Cursos. ligação permanente.

Uma resposta a Curso UNESP – Bauru 2011

  1. Charles diz:

    Amigo, você mencionou em outro post a existência de um DVD com imagens, passo-a-passo, etc.

    Como faço para adquirir?

    Grato!

Deixe uma Resposta

