Novas pesquisas, novos aprendizados…

Buscar técnicas e métodos de se construir com pouco recurso sempre foi algo que me despertou interesse.

Meu maior sonho é poder trabalhar em projetos que unam uma arquitetura inteligente e bela com materiais naturais benéficos a saúde do homem, a saúde do planeta  e ao alcance das nossas mãos.

O ideal seria poder extrair todos os componentes da natureza de maneira direta e simples, sem poluir e sabendo que em caso de desuso a casa poderia voltar para o ciclo da vida.

O engraçado é que a vida cheia de coincidências, ou sicronicidades  (como preferem os esotéricos) , e a medida que essas perguntas iam aparecendo as respostas caiam de bandeja.

A primeira e espantosa resposta veio pelos amigos e colaboradores Jorge Timmermann , permacultor ; e Daniel Malaguti professor doutor de Design da PUC – Rio membro do LILD que trouxeram um projeto muito interessante que executariam com bambu, e cobririam com barro, palha, cimento e pó de madeira. O projeto da oficia do Sitio de Yvy Porã.  Ao saber desse projeto me ofereci e fiquei de prontidão pra poder participar e aprender na pratica.

O Jorge me disse que precisaria de ajuda para primeiro colher o bambu na época certa (na lua minguante de inverno) ,  colhemos então 50 varas de Bambusa tuldoides , uma espécie muito comum em todo Brasil.

Chegado o dia reuniu-se um grupo de amigos muito interessados em trabalhar e aprender todos os processos.

Da esquerda pra direita: Gabriel, Kuma, Tomaz Lotufo, Danuta, Bruna, João, Daniel Malaguti, eu,  Lucas, Demétrio, Bel, Mariani ,Suzana, Jorge  e Cecilia no centro.

Daniel Malaguti, professor de design da PUC do Rio de Janeiro,  projetou então, a pedido do Jorge, uma estrutura geodésica que se encaixasse num quadrado (as paredes da oficina), o grande desafio era como confeccionar a cobertura de uma estrutura arrendondada sem utilizar materiais convecionais (lona vinílica, madeira ou concreto) ? Foi quando o Jorge propos fazer uma liga de barro, cimento, serragem e palha.

As ideias, totalmente novas pra mim, pareciam muito incertas e improvaveis de dar certo, mas porque não experimentar? Ai estava um canteiro de obras  experimental imperdivel, tudo podia dar errado e voltariamos aos meteriais seguros ou tudo poderia dar certo e novos horizontes e perspectivas se abririam, de possibilidades inesgotaveis e de total liberdade de formas.

Começamos então recebendo os ensinamentos dos dois integrantes do LILD, Laboratório de Living Design, Daniel e João.

Geralmente as geodésicas possuem pontos de conecções  metálicos dificeis de se conseguir por serem caros. A solução do LILD pra esse problema foi a criação de uniões em sistema de vigas reciprocas com amaração em torniquete, muito fácil, resistente e acessível.

exemplo de conecção metálica

execução do “giro” (sistema de vigas recíprocas) só com amarração e torniquete desenvolvida pelo LILD

Ao longo de três dias e meio montamos o esqueleto da oficina…

Ripamos com taliscas, pra estruturar a cobertura de barro…

Quase finalizando a colocação das lascas, o Jorge mostrou como seria o trabalho da cobertura de barro, cimento, serragem e palha…

Fomos embora deixando a obra assim, e a cabeça cheia de idéias …

Resolvi transformar um projeto que havia começado de um sanitário compostavel, que estava sendo feito com madeira e passei a aplicar a técnica do barro que haviamos praticado em Yvy.

Mas antes queria ter certeza se funcionava, então marquei um retorno ao sitio pra verificar a continuidade da obra.

Estavam quase terminando a cobertura, e estava linda,  resistente, e nessa época chovia muito e tudo dava condições de testes suficiente pra ser tirar a conclusão de que faltava muito pouco pra chegar ao ideal…

Os pedreiros Zé e Rodrigo foram os pilares da realização desse término da cobertura, são experientes no modo convencional de construir e não encontraram dificuldade alguma de tocar em frente. Pelo contrário, demonstravam prazer e entusiasmo em participar, as idéias e as perspectivas deles também voaram e esse sonho os motivou a realizar  também pra eles.

E assim essas influencias vão nos tornando mais aptos e próximos do nosso sonho de uma vida sustentavel, isso é mais que desenvolvimento sustentável é envolvimento sustentavel…

nessa foto Seu Zé de chapéu, Mônica e Rodrigo

Outra característica importante nesse teto foi o isolamento térmico que essa liga proporcionou a obra.

De volta pra casa o banheiro seco foi ficando com uma nova cara…

Continua…

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Construçôes. ligação permanente.

Uma resposta a Novas pesquisas, novos aprendizados…

  1. Bruno diz:

    Fabuloso Primavera!
    parabens pelo excelente trabalho!

    []s

    BR

Deixe uma Resposta

