O Curso da Construção da Garagem

DSC04513O Curso Acabou assim, em meio uma chuva todos na oficina. E apesar de não haver condições para montarmos a estrutura, muita coisa se praticou:

DSC04518Teve até aluno dando aula, essa ai foi a de um nó considerado pelo Amyr Klink com um dos mais importantes nós do mundo, o nó de caminhoneiro, esse ensinado pelo aluno Laureano, que veio de Osório RS, especialmente para o curso.

DSC04485Aprenderam a cortar de maneira precisa, e sem lascas.

post 1Executaram na pratica um tipo de tratamento, aprenderam na teoria outros tipos.

post 2Viram que pra se trabalhar com bambu não são necessárias grandes ferramentas, e sim ferramentas simples que fazem toda diferença

post 3

e adaptações em ferramentas elétricas, que de maneira barata podemos conseguir excelentes resultados no trabalho

post 4

Aprenderam alguns tipos de amarração estruturais e de acabamento

post 9

post 10

Deixar o bambu apresentável, vistoso e resistente,

post 8

Montamos as colunas nas sapatas deixando programadas as inclinações desejadas, para isso aprenderam primeiro a fazer um nó especial pra escora.

post 11

O legal que cada passo era visto

post 13

registrado

post 14

e praticado por todos

post 12

Mas veio a chuva ai entramos na oficina, finalizamos todas as peças do quebra cabeça.

Na oficina houve a demostração de dar curvamento com maçarico no bambu

post 15

Claro, não podia faltar uma pausa pro lanche, especialmente preparado pela Dona Maristela  (uma artista da cozinha) e sua filha Andréia (presidenta do Instituto Çaracura, super parceiros e amigos, daqueles que contamos nos dedos da mão direita)

post 16

… e assim terminamos o curso.

Cada um levou o seu CDzinho com alguns Gigas de informação. E finito.

Mas a obra continuou… e alguns alunos resolveram ficar um pouco mais, e participaram da montagem do esqueleto.

post 17

post 18

post 19

post 20

Ficaram até colocarmos de maneira provisória uma lona de proteção.

Depois eu terminei o que faltava na estrutura.

post 21

e…

post 23

… o que era apenas uma idéia… acabou virando…

post 22

REALIDADE!!!

Agradeço de coração a todos os alunos que participaram do curso:

Zeca Ramos , Igor Sano, Laureano Pacheco, Jardel Belletti ,Sabrina Schultz, Flavia Graciela Caresia , Branda Vieira, Guilherme Garcia, Victor Garcia, Arthur Jônata( que veio de Natal – RN), Nuhr Rio Apa, Neimar Machado, Douglas Peixoto, Maria Luisa Gan ( Malu), Filippo Cauac e  Laurent Jacques Berthier ( que se fala Lorran, rsrsrs) … agora bambuzeiros !!!

Agradecimentos especiais que trabalharam diretamente nesse evento:

Sheyha Hadad ,  amigona, vizinha e dona da pousada

Dona Maristela e Andréia pelas refeições deliosas

Ney, meu irmão de afeto pelo apoio

Marcelo , grande designer gráfico e didgerman, pelo certificado

Meus mestres bambuzeiros: Oscar Hidalgo Lopes, Raphael Moras de Vasconcelos, Lucio Ventânia, LILD PUC – Rio de Janeiro, Celina Llerena  pela formação e informação disponibilizada até hoje.

E a todos os parceiros que ajudaram indiretamente ajudando a divulgar o curso:

Bianca Giaeferris , Instituto Ãnima, BAMBUSC , Marcos Marques, Sumara Lisboa e a todos que espalharam a noticia.

ATÉ A PRÓXIMA!!!

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Cursos. ligação permanente.

Uma resposta a O Curso da Construção da Garagem

  1. Meu grande amigo…parceria certa para todos os tipos de entretenimento…vizinho…sem palavras para você…conte sempre comigo…além de ser sua irmã sou sua fã!!!

Deixe uma Resposta

