Convite para o Curso de Construção com Bambu

DSC00820

Após a construção da minha casa, faltava ainda uma garagem pra minha carroça, como não tinha nem recurso nem animo mais pra fazer, resolvi apenas montar uma pérgola de bambu que se apoiaria sobre a estrutura de eucalipto do portão.

Essa não era a solução definitiva, mas minha indecisão com relação a estrutura me paralisava. Até o dia em que a mãe natureza, depois de uma forte tempestade de vento, acabou derrubando a parte da frente, justamente a parte da estrutura de eucalipto do portão que já estava apodrecida. Ruim por um lado, mas depois olhando bem o estado da pérgola veio a idéia de fazer exatamente o que a natureza havia moldado pra mim. Um Parabolóide Hiperbólico.

c14_1

DSC03864

Então foi só elaborar uma maquete, fazer o plano de corte dos bambus, gerar uma lista de atividades e voalá : um curso de montagem de uma garagem, prático, leve e resistente.

maquete vista frontal

maquete vista frontal

maquete vista lateral

maquete vista lateral

vista de baixo

vista de baixo

vista de cima

vista de cima

 Essa garagem será coberta com uma lona plástica, em três camadas distintas, que é o que eu tenho em mãos, lembrando que uma das regras era não comprar mais nenhum material.

Por tanto o curso contará com as seguintes técnicas:

1- colheita e secagem (conhecimento teórico ilustrado com fotos e uma prática ilustrativa da colheita de um colmo no bambuzal)

2-tratamento (atividade prática)

3-técnica de corte com acabamento (atividade prática)

4-corte boca de peixe com fixação de madeira e parafuso (atividade prática)

5-fixação com pinos de bambu e amarração (atividade prática)

6-curvamento de varas com o uso de maçarico (atividade prática)

7-montagem da estrutura (atividade prática)

O curso contará com palestras teóricas a noite, e haverá espaço aberto para esclarecimentos de dúvidas e discussões.

Número de vagas: 20 alunos

Local: Servidão dos Anjos e Arcanjos, 387

Rio Vermelho, Florianopolis – SC

proximo ao CTG Jambolão (confira o mapa detalhado pelo link da pousada)

Data do curso: 26 e 27 de Setembro de 2009, sendo que no final da tarde do dia 25 haverá uma reunião de abertura.

Investimento R$ 300,00 reais incluindo: hospedagem na Pousada Ilha dos Anjos, que fica na mesma rua de casa, com duas pernoites (de sexta para sábado e de sábado para domingo) quartos para duas pessoas (confira o visual e a sofisticação):  http://www.pousadailhadosanjos.com.br/portugues.php, incluso também três refeições diária (café da manhã, almoço e jantar) sendo que a alimentação é Ovo-lacto-vegetariana. E para quem já tiver hospedagem o investimento será de R$ 220,00 reais incluindo o curso e a alimentação, sem a hospedagem.

Inscrição pelo e-mail: rodrigoprimavera@gmail.com

O alunos ganharão um CD com informações mais detalhadas sobre as técnicas práticadas, e certificado do curso.

Após a montagem da estrutura no curso a obra continuará com a aplicação das lonas , das varas de bambu que ficarão por cima da lona e por fim a colocação da calha nas extremidades do telhado; e estará aberto a participação de quem se dispuser a ajudar. Só não estarão inclusos a hospedagem e as refeições.

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Agenda de Cursos. ligação permanente.

5 respostas a Convite para o Curso de Construção com Bambu

  1. Carlos RADAIK diz:

    Fala Rodrigão!!!
    Parabéns pela iniciativa, diversificando o tema dos cursos e qualificando a galera, além é claro, divulgando o BAMBU e por que não, a importância de plantar e não apenas de colher!!!

    Sucesso,

  2. Zé Paiva diz:

    Grande Rodrigo! que legal ficou este projeto de garagem. Gosyeo do nome: Parabolóide Hiperbólico! uau! lembrei dos meus tempos de engenheiro! abraço

  3. CARLOS BRUNO diz:

    ola.pelas fotos,gostei do seu curso.moro em itapoa sc e pretendo construir com bambu,quando sera seu proximo curso.obrigado

  4. Rogerio Francez diz:

    informaçoes do curso custo local.

  5. roberto diz:

    olha quero saber dos cursos quando tem outros ou algum lugar que possa fazer obrigado estou entereçado ,,,motivo estou com projeto de fazer minha casa enteira de bambu obrigado

Deixe uma Resposta

