Curso de Técnicas Construtivas no Sítio Çarakura

Curso moveis Saracura (18)

Localizado no bairro de Ratones, única area rural da Ilha de Florianópolis, o sítio Çarakura é um dos locais onde a natureza encontrou um verdadeiro aliado, seu proprietário e amigo, Ney, vem a mais ou menos vinte anos trabalhando em prol ao reflorestamento introduzindo especies que beneficiam a diverssidade da vida no local.

Quando mudou-se a nascente do Rio Ratones se encontrava quase extinta devido as culturas de mandioca e pasto que predominavam na região. Hoje, com toda extenção da nascente reflorestada, o rio se recuperou completamente, mantedo-se forte e vigoroso, com arvores belissimas em toda sua extenção, um exemplo de respeito ao que é mais sagrado hoje em dia para a reconquista do equilibrio no planeta.

Eu e Ney refrescando antes do almoço na Nascente do Rio Ratones

Eu e Ney refrescando antes do almoço na Nascente do Rio Ratones

Desse lugar, com o apoio de alunos da universsidade federal de Santa Catarina, e pessoas afins nasceu o Instituto Çarakura, com sede no sítio tem o objetivo de formentar projetos de educação ambiental.

recuperação da Nascente do Rio Ratones patrimônio de Florianopolis, algo que deveria contar com o apoio do governo

recuperação da Nascente do Rio Ratones patrimônio de Florianopolis, algo que deveria contar com o apoio do governo

Atualmente o sitio é um roteiro para as escolas de Florianopolis que vem visitar e comprovar de maneira concreta o que se é possivel fazer para salvar o planeta.

O Sitio também faz divisa com a trilha que liga o Ratones a Costa da Lagoa, Caminho Histórico da Costa da Lagoa, reconhecida como patrimonio historico do municipio. Em seu ponto mais alto se pode ter uma das visões mais belas da Ilha, algo estarrecedor. Mas, apesar disso tudo, todo esse patrimonio vem sendo ameaçado por um grupo de pessoas interessadas em criar um estrada asfaltada para se ter acesso de carro à Costa da Lagoa, um movimento que envolve pessoas poderosas, como empreenteiros e gente da prefeitura e governo do estado, tal obra comprometeria por completo a saúde da nascente do Rio Ratones e acabaria com um dos pontos turisticos e ecologicos mais belos da Ilha. A grande maioria de moradores da Costa são totalmente contra, pois perderiam a sua maior fonte de renda que é a cooperativa de barqueiros que faz o translado dos turistas pela Lagoa da Conceição até os pitorescos restaurantes da outra margem.

Passeio de barco para Costa, fonte de renda local, passeio inesquecivel

Passeio de barco para Costa, fonte de renda local, passeio inesquecivel

mirante do Caminho Historico da Costa da Lagoa um patrimonio ameaçado pela especulação imobiliaria

mirante do Caminho Historico da Costa da Lagoa um patrimonio ameaçado pela especulação imobiliaria

mirante

mirante

O bambu também esta presente nesse local e são diversas especies que foram cuidadosamente colocadas em locais especificos cumprindo suas multiplas funções ambientais e provedoras de materia prima.

P1010295

Atendendo a demanda o sitio todo ano promove cursos de capacitações com bambu capacitando pessoas que vem até de outros paises para aprender como se plantar, como colher e como trabalhar com o material.

Para trabalhar o bambu que criei um curso de capacitação chamado Curso de Tecnicas Construtivas, onde são ensinados em um final de semana os pricipais encaixes com bambu e como se aplicam, cada aluno desenvolve a sua peça e no final leva como recordação do curso.

I Curso Çarakura (1)

P1010325

P1010334

P1010467

IMG_1160

Edimundo vio da Espanha, Sr. José Crispin veio de MG

Edmundo veio da Espanha, Sr. José veio de MG

Juliana veio do Peru

Juliana veio do Peru

Flávia estudante de design de moveis em Curitiba

Flávia estudante de design de moveis em Curitiba

Inglaterra

Inglaterra

Camburiu e Porto Alegre

Camburiu e Porto Alegre

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Cursos. ligação permanente.

4 respostas a Curso de Técnicas Construtivas no Sítio Çarakura

  1. Arnaldo diz:

    Olá, tudo bem?
    Parabéns pelo seu trabalho, cara, gostei muito. Moro em Niterói – RJ e estou iniciando no artesanato com bambu. Pretendo fazer trabalhos de qualidade como os seus. Gostaria de te perguntar uma coisa: como posso fazer a libélula e qual o segredo de seu equilíbrio? Abçs.

    • rodrigoprimavera diz:

      Não tem segredo, a libelula esta com o centro de massa, na fisica se diz baricentro, no bico, ou seja, as massas das asas são iguais dos dois lados, e a projeção da asa pra frente se equilibra com a calda. Pratique, que vc vai conceguir!!

  2. Ronaldo Madeira diz:

    Ola.
    vi a material do curso e achei muito interessante e queria sebar qdo sera o proximo.
    obrigado

  3. joao diz:

    Gostaria de informações sobre o próximo curso de técnicas construção com o bambu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s