Curso Capacitação em Três Rios – RJ

Turma da Tarde de Moveis

Turma da Tarde de Moveis

No final de 2004, ainda pelo Instituto do Bambu, essa vez em parceria com o SEBRAE do Rio de Janeiro. Toda a equipe de professores e designers foi convocada a fazer um curso de capacitação completo na cidade de Três Rios. A proposta era passar todo o conhecimento gerado no ano, incluindo o desenvolvimento de produtos nas diversas areas de atuação, havia uma equipe se capacitando em cada area (artefatos, embalagens, moveis, instrumentos musicais, casas pré-fabricadas e tanque-rede, foram mais de um mes de trabalho com dois periodos (manhã e tarde) com turmas distintas aprendendo a manipular o bambu.

Os alunos eram em sua maior parte formado por pessoas integrantes da comunidade do morro de São Carlos, e envolvia jovens, adultos e idosos, os cursos tambem recebeu pessoas de fora dessa comunidade, mas seu principal objetivo era capacitar para formação de uma cooperativa de artesãos que iriam produzir e vender seus produtos no mercado local e redondezas.

utilizando bancos comuns como suporte para corte

utilizando bancos comuns como suporte para corte

tipos de encaixes

tipos de encaixes

montando uma espreguiçadeira

montando uma espreguiçadeira

espreguiçadeira montada

espreguiçadeira montada

sofa feito por alunos

sofa feito por alunos

comprovando o conforto e a resistencia

comprovando o conforto e a resistencia

aprendendo a aplicar as garrafas PETs

aprendendo a aplicar as garrafas PETs

lateral de um novo modelo de tanque-rede

lateral de um novo modelo de tanque-rede

depois do curso a comunidade na produção propria da poltrona

depois do curso a comunidade na produção propria da poltrona

produções de moveis do curso

produções de moveis do curso

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Cursos. ligação permanente.

5 respostas a Curso Capacitação em Três Rios – RJ

  1. geice diz:

    oi. muito prazer!
    estou deslumbrada! com as variedades de coisas q
    vcs fazem com o banbu…
    gostaria muito de poder participar de um dos cursos de vcs… + acho q irar fica muito longe para mim, se houver algum curso de paseria com vcs aqui no rio baixada fluminense,ai poderei fazer.
    caso vcs tiver uma apostila,eu ficaria muito grata em receber via e-mail
    desde já meus sincero agradecimentos………
    bjs………fui………….
    ass: Greice Kelly

  2. Boa noite, gostaríamos de saber o próximo curso de Bambú.

    Grato,

    João Gullo

  3. queria saber como posso faser esse curso ai com vcs gostaria muito de aprender pois na minha cida existe muitos tipos de bambu o preco onde fica si tiver telefone de contato obrigado espero ancioso a resposta.

  4. Eduardo diz:

    Boa Noite

    Os móveis são lindos!!!

    Gostaria de fazer o curso, mas se vcs tiverem uma apostila também resolveria.
    Obrigada

    Eduardo

  5. daniel da silva lima diz:

    Ola gostaria de parabenizar a todos que estao envolvido nessa art

    bom sou de SP e estou começando a mexer com o mesmo…quando rolar algum outro curso se tiver como entrar em contato ficarei muito agradecido !!!

    boa sorte a todos e que Deus os abençoe !!1

Deixe uma Resposta

