Minha Casa de Bambu

Em fevereiro de 2005, em Florianópolis, iniciei a construção da minha casa própria. O sonho era contruir um espaço que servisse de lar, oficina e local de criação, escritório, e onde o terreno fosse uma agrofloresta provedora de alimentos e berço de vidas.

O recurso financeiro era pouco, o que impossibilitava a execução pelos meios tradicionais. A resposta foi então a busca de alternativas: como restos de materiais de construção colhidos de outras obras, doações de materiais de casas reformadas, materiais alternativos como o Eucalipto, o Bambu, as Garrafas Pets, Garrafões de Vinho. Cheguei até a comprar uma casinha pré-fabricada de madeira que iriam demolir.

O projeto foi dado de presente por um grande amigo Paulo Hahn Monteiro que me ajudou a aprová-lo na Prefeitura de Floripa.

A rua, uma subida de areia, impossibilitava a entrega dos materiais de construção na porta, fui obrigado a levar de carrinho de mão todos eles, isso de certa forma m fez comprovar o quão pesado é uma casa, pois a carreguei parte por parte sem ajuda nenhuma.

a parte de material convencional

a parte de material convencional

Com a ajuda do Sr. Lauro,  fizemos toda parte de material convencional, a parte pesada da casa.

Sr. Lauro no reboque das paredes

Sr. Lauro no reboque das paredes

Finalizado a parte de material começou meu trabalho solo, a montagem de tudo o que não é material convencional.

encaixe boca de peixe

encaixe boca de peixe

estrutura do telhado

estrutura do telhado

frente da casa

frente da casa

colocação de janelas e vidros

colocação de janelas e vidros

segundo andar de madeira da casa demolida

segundo andar de madeira da casa demolida

telhado de garrafas PET local pra secar roupas

telhado de garrafas PET local pra secar roupas

Gustavo Teixeira, grande amigo que ajudou na hora que eu estava mais precisando.

Gustavo Teixeira, grande amigo que ajudou na hora que eu estava mais precisando.

morando antes da conclusão

morando antes da conclusão

comida, tinta, ferramentas, bicicletas, vivendo na bagunça organizada

comida, tinta, ferramentas, bicicletas, vivendo na bagunça organizada

estante da cozinha, moveis de improviso que acabam sendo definitivos

estante da cozinha, moveis de improviso que acabam sendo definitivos

enfim piso no quarto

enfim piso no quarto

colocando esquadrias

colocando esquadrias

banheiro

banheiro

 começo da construçaõ da escada, que so foi finalizada depois de um ano e meio

escada retomada, esqueleto montado

esqueleto da escada

esqueleto da escada

casinha, hoje, por fora

casinha, hoje, por fora

vista interna hoje em dia, escada sala estar, porta do bamnheiro

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Construçôes. ligação permanente.

50 respostas a Minha Casa de Bambu

  1. Heloisa diz:

    Querido Rodrigo: tudo isso é uma maravilha mesmo! Nada melhor que ver o que fazem as mesmas maos, que sao capazes de acariciar,de estar quietas as vezes, cortar papelao, serrar madeira, dobrar bambu, além de escrever umas palabras a contra corrente da Academia. Enfim, voce é o MAXIMO!

  2. Magda diz:

    Ola Rodrigo, simplesmente fantástico.Parabéns pelo seu projeto de vida e trabalho. Muita luz e sucesso em sua jornada.
    Tudo de bom.

  3. Rebeca diz:

    Fiquei maravilhada com a sua casa.Parabéns!Que te traga muitas alegrias.Abraço grande.Rebeca.

  4. Charles diz:

    Amigo, boa noite! Sua casa ficou sensacional, parabéns!

    Estou em BH/MG e gostaria de saber se existe algum tipo de casa pré moldada de bambu, e, se teoricamente teria um custo menor do que alvenaria convencional.

    Obrigado!

    • rodrigoprimavera diz:

      Sim, Charles existem vários bons projetos espalhados na Aerica do Sul e Central, um assunto facinante.
      Procure a mestra Celina Llerena, no site da EBIOBAMBU. Existe um link nesse wordpress em links. Fale com a equipe.
      Grande Abraço

  5. elisabeth diz:

    Boa Tarde Rodrigo,

    Dizer que fiquei encantada e pouco, mas vc me ensina a fazer essa casa?Moro so com minhas filhas e preciso de ajuda, sobre: esse encaixe “boca de peixe”, como se corta, os bambus da estrutura levam concreto dentro..etc…Conto com vc.

    Beth

    • rodrigoprimavera diz:

      Oi Elizabeth,
      obrigado pelo elogio. Posso te ajudar sim. Vamos lá: não usei concreto nos encaixes, so madeira.
      Agora pra fazer tem que ser pessoalmente, fica dificil descrever. Me diga onde vc mora, que eu tento encontrar um artesão mais proximo de ti.
      Saudações
      Rodrigo Primavera

      • Pétillin Cardozo diz:

        Amei sua postagem, suas palavras, seu trabalho. Sou do Rio de Janeiro, mas pretendo construir uma cabana de bambú em MG. Vc poderia ser meu construtor???

  6. Zonzini diz:

    Rodrigo, boa tarde.
    Parabens pela iniciativa ecologicamente correta!!
    Ficou otimo! Muito bom!!
    Abraços,
    AZ

  7. LUCILA em Los Angeles diz:

    ADOREI ! Inspirador! Gostaria de contactar-me consigo, pois quero construir uma casa de bambu em Ubatuba, litoral norte SP. Onde conseguiu as instruçoes? Conhece profissionais de bambu p. me passar nomes? Agradeço ! Lucila, em L.Angeles, voltando p. Sao Paulo !!

  8. jan diz:

    Muito interessante. Quero construir minha casa e estou em busca de alternativas que sejam mais economicas. Gostaria de saber o custo total dessa casa.
    obrigado

    • rodrigoprimavera diz:

      A casa foi construida em 2005, seu custo foi aproximadamente R$ 19.000,00, ela possui uma area aproximada de 70 metros quadrados e no porão tem uma oficina de 42 metros quadrados.
      A unica madeira comprada foi a do forrinho (pinus de reflorestamento) e do piso do mesanino (osb).
      No entanto ao longo desse tempo descobri tecnicas de bio construção que daria para economizar bem mais dinheiro e recursos.
      É importante resaltar que casa é um ser vivo, as manutenções são costantes e sempre estamos melhorando, por tanto pra mim a casa nunca esta totalmente concluida, ainda faltam equipamentos de sustentabilidade que pretendo fazer como; cisterna de ferrocimento, aquecedor solar de água, forno solar para secagem de frutas, fogão a lenha, horta hidroponica orgânica, enfim a vida e a busca para sustentabilidade não para…
      Saudações

  9. RAFAEL diz:

    Estava procurando um projeto de casa de bambu de baixo custo e acabei achado a sua casa. Gostaria de saber se ha possibilidade de me enviar o projeto desta casa. Ficarei muitissimo grato.
    telematic@pop.com.br

  10. sara diz:

    oi !!!!
    adorei sua casa !!!
    gostaria de saber mais sobre essa sua ideia de contrucão !!!
    e a respeito de valores…..
    parabens!!!!

  11. Paula Santos diz:

    UAU!!!!! Maravilhoso seu trabalho em sua casa!!! Estou pesquisando sobre construcao em bambu, e fiquei super interessada no seu trabalho. Tenho a intencao de construir uma pousada ecológica no nordeste!

    Parabéns,

    Paula

  12. giovanna diz:

    voce e demais e lindo demais o que fez, adorei adoro bambu

  13. Isaias Oliveira Lourenco diz:

    Muito legal o projeto, parece muito aconchegante, gostei das idéias empregadas. parabéns

  14. Sofia diz:

    Olá!!!

    Belíssima!!! Parabéns por compartilhar essa idéia e os conhecimentos pertinentes a ela. Admiro sua generosidade.

    Abs,
    Sofia.

  15. Tezukuri diz:

    parabenss
    muito legal
    trabalho com bambus á 5 anos e tbm dou aulas de artesanato em bambu
    meu proximo objetivo é a fabricação de casas pré-moldadas utilizando o bambu

  16. Meu nome é Regina, moro em Poa-SP
    Amo tudo o que feito de reciclagem principálmente feitos com garrafa pet, faço puff, bolsas, maso telado nunca tinha visto, seria posssivel me mandar o passo a passo.

    Parabens e obrigada

  17. clecton diz:

    Oi maravilha de casa!!!

  18. Rodrigão vc é um gênio cara , sua casa ficou simplesmente maravilhosa um exemplo à ser seguido por nossos incompetentes governantes que poderiam resolver o problema de moradía de tantos brasileiros , eu tambem trabalho c/ bambu e sei que existem plantações comerciais de bambu e é muito mais barato que eucalipto e essas casas podem ser produzidas em serie e com o sistema de mutirão e vc seria um ótimo professor p/ esse povo , parabéns mais uma vêz , um abraço !!!

  19. Jorge Barreto diz:

    Queria saber mais das fundações e do terreno. Que carga você tem no andar de cima? Móveis, livros? Como o piso está se comportando? E os garrafões, dão uma luminosidade bacana? Achei ótimo!

  20. Nubia de Azenha diz:

    OI Rodrigo,adorei a sua casa vc e um genio,eu tambem tenho um sonho de ter uma casa assim viver uma vida com que a natureza nos oferecem se prejudicala…gostei muito de suas ideias!!!!!!!!PARABENS

    • rodrigoprimavera diz:

      Oi Nubia. As asas da frente se balanceiam no peso com o resto do corpo. por tanto são projetadas pra frente do bico. Boas tentativas!!!

  21. Tatiana Garcia diz:

    Oi Rodrigo!! Compramos uma chacára e queremos construir tudo à base do logotipo PROTEJA O MEIO AMBIENTE. Procurei o tijolo ecológico que se usa garrafa pet + folha seca, só que não tem instruções completas. Então, procurando alternativas me deparei com sua casa. Que LINDO!!! Poderia me enviar a cópia do seu projeto pois agora já estou procurando aqui em Roraima técnicas de manusear o bambu. Muito obrigada e meus parabéns. Simplesmente fantástico.

  22. Patricia diz:

    Olá Rodrigo!
    è admirável que com um pingo de amor pela natureza se consegue maravilhas sem prejudicá-la. Parabéns pela iniciativa e que o mundo ganhe muitas pessoas com a sua atitude!
    Um abraço e muuuuita luz….que todos sejamos multiplicadores do bem e do amor.
    Patricia Barioni

  23. Patricia diz:

    Aliás, com que vc “colou” as garrafas pet pra constituir o telhado??

    Até mais!
    Patricia Barioni

    • rodrigoprimavera diz:

      Oi Patricia, grato pelos elogios!
      Então eu costurei as telhas com fio de nylon numero 100 , ou seja, 1 milimetro de espessura, fiz os furos nas laterais das telhas antes e depois costurei…

  24. Haider Hadi Hasan diz:

    Senhor RODRIGO Boa tarde
    Fui um prazer conhece site do Senhor, eu conseguir endereço do teu SITE de uma amiga mora em concordia(ipumirim) precisamos conversa juntos porfavor, tenho varias ideas ,quem sabe talves agenet consegur fazer coisas juntos.
    Preciso teu contato , teu telefone por favor.

    Haider

  25. Jessica diz:

    Oi Nossa que bacana…. meu nome e Jessica e estou bem perto de vc aqui em Curitiba tambem planejando em fazer uma casa de bambu. amei a tua achei linda, Posso copiar alguns detalhes…rsrsrs

    Parabens
    Jessica

  26. Luiza diz:

    Estou encantanda com a sua iniciativa; entrei aqui a procura de idéias e encontrei muito mais do que isto. Obrigada por me fazer constatar como é simples e possível almejar viver de bem com a natureza. Parabéns, e continue compartihando com o mundo esse sentimento puro de amor e carinho pela vida.

  27. Elizabeth diz:

    Olá Rodrigo,
    Fiquei boquiaberta com a criatividade de vocês e o sonho que construiram. Ficou simplesmente fantástica a casa. Será que você poderia me ajudar, indicando alguma pessoa que possa me ensinar ou me ajudar a construir uma casa popular com material alternativo. Gostaria muito de sair do aluguel e de ter uma casinha que pudesse colaborar com o meio ambiente.
    Desde já agradeço.
    Abç,
    Elizabeth.

  28. Marcelo diz:

    Boa Noite, sou estudante universitário concluinte do curso de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Pará, meu trabalho de conclusão de curso é um estudo que propõe a maior utilização do bambu nas construções residenciais, como forma de minimizar o consumo excessivo de recursos naturais, Impactos ambientais e o bem- estar proporcionado em morar em uma casa sustentável que agride menos a natureza. Este seu projeto é muito interessante, se você puder nos disponibilizar os custos dessa construção para que possamos fazer um paralelo com uma obra tradicional, de (alvenaria e de madeira), ficaríamos bastante agradecidos, pois estarias contribuindo não apenas para o meu trabalho, mais para a sociedade pois futuramente será disponibilizado ao público.

  29. Marlene diz:

    Adorei cada detalhe. Outro dia liguei pra você. Sou uma pessoa apaixonada por tudo que podemos construir com produtos naturais, então sua casa é meu sonho de consumo. Tenho um sítio em Tubarão, onde consigo juntar algumas coisas antigas e artesanato que alguns faço eu mesma. Gostaria muito de saber fazer objetos de bambú, pois adoro tudo que é feito dele e queria ter em casa algumas peças, já que bambu tenho bastante guardados, que comprei na esperança de construir alguma coisas para meu sítio. Peço a você que quando tiver um curso neste seguimento, me mande um e mail. Parabéns por seu talento.Um grande abraço.

  30. Maxwel diz:

    Oi Rodrigo, parabeniza-lo é pouco, você devia é ser premiado!
    Trabalho com reflestamento e estou impresionado com o seu talento, entrei aqui buscando informações para tornar difernte a minha casa e me deparo com essa obra de arte. Que DEUS TE ABENÇOE.

  31. Monica diz:

    Gostaria de sua ajuda, por favor me informe o seu e-mail.

  32. edimilson s souza diz:

    gostaria de saber sobre o custo.. vc. tem alguma planilha de materiais usados e custo ? estou fazendo artigo, em minha regiao para termino de pos. agradeço se for respondido

    obrigado

  33. Everson Francisco diz:

    Olá Rodrigo!
    Gostaria de saber que tipo de bambu vc usou e onde pode ser comprado em Floripa?

    Abç!

  34. Alexsandro Pitt diz:

    amigo estou fazendo um tcc sobre isso (construção com bambu) e gostaria de saber se eh possivel vc me manda algum material como literatura que leu ou plantas ou qualquer coisa que vc tenha usado para fazer esse maguinifico trabalho!!!

    Parabens, vc eh um genio!!!

  35. anayansi C Brenes diz:

    Caro Rodrigo,
    achei linda sua casa. Voce está de parabens.
    Eu gostaria de poder copiá-la. Voce permite ?
    vi que pediram sua planta e tambem nomes de artesão que construam
    ela para voce.
    O custo dela foi super em conta. Ainda é 19 mil?
    e o artesão leva tambem o BAMBU? ( ou seja 19 mil tudo? ou teria um outro preço hoje…
    material + mao de obra? )
    por favor nao deixe de me contactar, moro em MG
    e quero construir num terreno que comprei..

    acho ´que vou plantar BAMBU nele…a sua beleza e suavidade é um tranquilizante
    para meus pensamentos…

    abs

    anayansi

  36. André diz:

    Ola Rodrigo, Boa noite.
    Cara, acordei perto das 3 da madruga pensando em uma maneira de tornar a minha futura casinha um doce lar mais acolhedor para mim e minha futura esposa. Ganhamos uma kitnet de mais o menos 30 mts2, e o plano é colocar um segundo andar pra fazer um quarto. Mais as nossas condições não são muito favoraveis tambem. Será que poderia contar contigo pra ter algumas ideias de como conseguir fazer esse segundo andar de uma forma mais barata? Curti de mais ao desing do telhado cara, é todo em bambu??? Ele suportaria o peso de telhas normais? Gostaria de se possivel conhecer a sua casa para tentar buscar soluções para minha, claro que se possivel. Moro aqui no campeche. Parabens pela iniciativa cara, ta de mais!
    Felicidades.
    PAZ

  37. Cristiane diz:

    Rodrigo!
    Estou sonhando todos os dias em como fazer minha casa tb. Procurando sobre bambu na internet, achei sobre tua casa.
    Que tipo de bambu você usou para a construção da tua casa? Existe algum tratamento especial que deve ser feito?
    Aguardo tua resposta!
    Abraços e parabéns!!

  38. regis lopes diz:

    Onde posso encontrar este tipo de serviço aqui no sul? ou um curso.

  39. Marcelo Morel diz:

    Como ateu assumido, eu não acredito em Deus, mas cada vez mais acredito nos seres humanos, seu projeto é um templo da harmonia, parabéns.

  40. Pingback: Passo a passo: Aprenda como fazer um telhado de garrafa pet - Pensamento Verde

Deixe um comentário