CURSO DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS DE BAMBU EM SALVADOR – BA

Image

SOBRE O CURSO E SUA METODOLOGIA:

O curso de Fabricação de Móveis de Bambu e Vivência Integral Bambu tem a intenção de acrescentar idéias a sustentabilidade do mundo e a vida das pessoas através da planta Bambu. Construindo em cima de princípios como; trabalho coletivo,  equilíbrio dinâmico, reaproveitamento de materiais, manejo inteligente da natureza e apropriação consciente do corpo.

O curso terá como objetivo introduzir o aluno ao mundo da planta bambu. Será mostrado como cresce a planta, sua reprodução, as formas de plantio, a colheita, o tratamento e o uso desse rico material através das técnicas de encaixes , formas de fixação, e amarrações. Ao final dessa etapa vamos elaborar um projeto de design do móvel, que ficará a escolha do grupo formado e juntos vamos coloca-lo em prática!!

Teremos também a vivência Integral Bambu, que consiste na construção de aparelhos com estrutura de bambu que servirão para iniciarmos o Movimento Integral Bambu.

Image

O movimento Integral Bambu foi criado em Brasília por Marcelo Rio Branco. Consiste em técnicas de movimento de corpo em estruturas de bambu, promotoras de qualidade de vida através dos princípios: autonomia, criatividade, identidade, diversidade, produtividade, popularidade, perpetuidade, liberdade, educação, harmonia, expressão, socialização, crescimento, simplicidade e democratização.

No sistema Integral Bambu o praticante vai explorar todas as capacidades de movimento do seu corpo, não havendo graus de capacidade motora para experimentar o método,pois a proposta é desenvolver a autonomia, de modo que cada praticante procura seu ritmo e respeita suas possibilidades dentro das sugestões da prática.

Nós acreditamos essencialmente na democratização das informações e idéias para a construção de um mundo sustentável, e propomos as trocas sabendo que ensinar é sobretudo aprender! Convidamos todos a compartilhar essa experiência!

O BAMBU

Sendo da mesma família das gramas, o bambu é identificado como uma gramínea e diferente de uma árvore, que praticamente morre quando se corta, o bambu ao ser cortado rebrota de maneira vigorosa. Dessa forma muitos especialistas apostam no bambu como a madeira do futuro.
O Bambu possui também propriedades terapêuticas singulares.Sua constituição física se assemelha muito com a do osso (duro na casca e oco por dentro).Existem hoje inúmeras terapias de massagem com bambu, bambu terapia, eutonia com bambu, entre outros, o bambu em contato com o corpo dissipa energia acumulada.

Além disso o bambu possui propriedades físicas que o tornam um elemento singular, ao mesmo tempo que é forte, é flexível e leve. O bambu já é bonito por natureza , o que faz dele um material quase pronto no que se refere a acabamento. O beneficio é que se gasta muito menos energia pra trabalhar com bambu.

Image

CRONOGRAMA ECONTEÚDO DO CURSO:
Dia 01 de Junho (Sexta-feira )
8:00 as 10:00 – visita ao bambuzal , vivencia pratica de escolhas das melhores varas , colheita , manejo , produção de mudas, plantio
10:30 as 12:00 – palestra : Bambu , característicasmorfológicas, diversos usos do bambu no mundo.
12:00 as 14:00 -  Intevervalo para o almoço
14:00 as 16:00 – vivencia pratica : diversos tipos de encaixes e fixações
16:00 as 18:00 – atividade pratica : construção e montagem de um pequeno utensilio de bambu

Dia 02 de Junho( Sábado )

8:00  as 9:00 – aula de planejamento de um móvel de bambu ; desenho , medidas do corpo e planejamento do móvel, plano de corte do bambu.
9:00 as 10:00 – seleção e preparo pra realização do móvel escolhido.
10:00 as 12:00 – montagem do móvel
12:00 as 14:00 – Intevervalo para o almoço
14:00 as 19:00 – montagem e finalização do móvel.
Dia 03 de Junho( Domingo )

8:00 as 10:00 – palestra introdutória do Movimento Integral Bambu
10:00 as 12:00 – montagem da Pirâmide de Bambu
12:00 as 14:00 – Intevervalo para o almoço
14:00 as 16:00 – Finalização da pirâmide
16:00 as 19:00 – movimentação na pirâmide
19:00 – conversa final , entrega dos certificados

Image
O FACILITADOR:Quem é, Rodrigo Primavera?
Residindo atualmente em Florianópolis, Rodrigo é bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador,permacultor e trabalha há dez anos com o manejo da planta, sendo capacitado por ONGS e parceiros a construir de pequenas e médias estruturas de bambu até bioconstruções.
Em 2009 iniciou o estudo do Método Integral Bambu, que consiste em um novo plano de saúde, capacitando o corpo humano a responder a vida de forma mais equilibrada.

DURAÇÃO E INVESTIMENTO:
Dias:01, 02 e 03 de Junho.Carga Horária:26h Investimento:R$ 300,00 até o dia 21/05
Após dia 21/05 R$ 320,00

O curso fornecerá Certificado de Participação.
A refeição não está inclusa no valor.
Vagas limitadas. Garanta sua participação com antecedência.

Importante:Cada participante deve levar um facão e um canivete e se possível uma furadeira.

Na confirmação do seu interesse, estaremos encaminhando uma ficha de inscrição, instruções e as orientações necessárias para efetuar o pagamento.

SALVADOR, 2012

About these ads

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Agenda de Cursos. ligação permanente.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s