Montagem do Quiosque Quinô de Bambu

DSC00971

Todos os anos recebemos em Florianópolis o arquiteto argentino Guillermo Gaio.

Guillermo Gaio criou a peça em metal que formam os vértices do Quinhô, nome dado ao modelo do quiosque.

Sabíamos que este tipo de estrutura é muito resistente, no entanto todos os telhados até então ou eram feitos de palha ou de lona vinílica.

Foi ai que resolvi testar e comprovar a eficiência da estrutura, utilizando uma espécie não tão resistente como o Gaudua angustifólia. A espécie era Phillostachis bambuzoides (chamado de Hatiku pelos japoneses), um bambu de 8cm de diâmetro (em média), e uma malha de ripado com uma especie  menos resistente ainda o Phillostachis áurea ( conhecido como cana-da-índia).

Rer River066

Foto: sapatas das colunas com lata de tinta , concreto e uma pequeno vergalhão de aço    

Rer River018 Foto : inicio da montagem da estrutura          

Rer River045

Foto : esqueleto montado

Red River (6)

 

Foto: instalando o forro de OSB

DSC03530

Foto: telhado francês concluído

DSC00992

Foto: montando o piso de tijolinho.

DSC00998

Foto: piso montado faltando so o centro

DSC01006

 

Foto: Mosaico no centro do piso

DSC00980

Foto : obra concluída.

Feito toda estrutura coloquei um forrinho de OSB,  aparafusei as réguas e coloquei um telhado de barro, com telhas francesas, de peso estimado de 1,3 toneladas.

A estrutura não só agüentou como já passou por testes de ventos de quase 90 km/h. Provando de maneira categórica que força e leveza podem andar justos !

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Construçôes. ligação permanente.

9 respostas a Montagem do Quiosque Quinô de Bambu

  1. maria diz:

    oi rodrigao obrigado pela sua existencia. um bj,

  2. Olá,
    Parabéns!!!
    trabalho na área de artesanato com bambu e outras fibras, sou arte-educadora, mas atualmente presto consultorias e instrutorias ao SenarPR e SEBRAE, além das artes Plásticas. Apaixonada por ba,bu e tudo a respeito.
    Estou vendo a possibilidade de instalar um espaço próprio aqui em Maringá e desenvolver trabalho em maior dimensão com o Bambu, de artesanato a pequenas construções, a começar pelo espaço que desejo construir.
    Gostaria de fazer um curso sobre construções com o Bambu mas em período de férias.Aguardo notícias. Obrigada.
    Conheço toda a região mensionada nas imagens.
    Sucessos!!!!

  3. Antonio Carlos Gonçalves Fonseca diz:

    caraca meu!! muio bacana memso ,mas coo eu sou artezão e trabalho com bambu,palha madeira cipó e já montai varias estrutura pelo estado do Rio e Espírito Santo.quaeria saber como coloca as telhas e se desse jeito elas ñ escorregam?
    Desde já agradeço a sua atenção!!
    Parabéns!!
    Abraços! até+

  4. Stefferson diz:

    Olá amigo, primeiramente parabéns!! Ficou lindo… Queria saber se tem a venda um curso em cd tipo em video aula mostrando passo a passo, a fabricação de móveis e quiosque. Estou muitissimo interessado. Se saber de algo entra em contato, ficarei agredecido. Culturavirtual@hotmail.com e o celular 3288550682 pode ligara a cobrar que te retornarei

  5. Vanna Rocha diz:

    Rodrigo, você é fantastico ! Amei tua casa, amei tua cama, amei teu quiosque, os móveis ,vi todo teu blog, eu adoraria fazer um curso com você e quando comprar meu terreno vou querer fazer muita coisa de bambú. E se você trabalha fazendo coisas nas casas das pessoas até gostaria de te contratar quando for fazer minha casa. Acho muito lindo tudo que você faz. Maravilhoso !!!!

  6. Fabiana Aleixo diz:

    Gostei muito do seu trabalho é lindo!!!!A principio gostaria de fazer seu curso e gostaria de saber se voces fariam um quiosque desse tipo em meu quintal e quanto ficaria …o curso e o quiosque…Grata Fabiana

  7. Cristiane diz:

    Outra pergunta então:
    Você cultiva bambu? Onde eu consigo mudas? Moro no RS.
    Desculpa se as perguntas são ignorantíssimas, mas é que estou começando, e quero muito construir minha casa de bambu.
    Abraço

  8. Cristiane diz:

    Nooooooooossa, olhando teus trabalhos: que doce! Tudo muito lindo!

Deixar uma resposta

