Libélula de Bambu

Bruno Louis, de camisa pretaEm Alagoas, conheci um designer gráfico, Bruno Louis , que havia feito um trabalho no Camboja , que tratava de estabelecer um elo de mercado mais justo entre os artesãos da região com a Europa, o chamado Mercado Justo. Um trabalho maravilhoso feito por mestres artesões do bambu, indescritivelmente lindo. Ele havia feito toda programação visual dos trabalhos, muito bem feito.

Ai perguntei a ele: e bambu o que você já fez?

Ele me mostrou essa libélula.

 Libélula de Bruno Louis

Ficamos todos estarrecidos, simplesmente um poema vivo.

Então me lançou um desafio: faça uma! E me mostre, e ensine esse poema!

Falei: deixa comigo!

Ele: Essa é pra vocês!

Passou o dia e ai tava ela:

minha primeira Libélula de Bambu

Perguntei: posso fazer mais ?

Ele: Claro, faça e ensine!

A Libélula acabou virando presente de aniversario para  amigos muito especiais.

As pessoas se maravilhavam e queriam comprar, no inicio relutei, mas fui vencido pela necessidade.

 Libélula produto

Acabei pesquisando um pouco mais a fundo o significado da libélula e descobri uns textos xamânicos que diziam:

“A energia da Libélula relaciona-se com os sonhos e as ilusões que aceitamos como sendo realidade concreta”.

Libélula foi um dia um Dragão com escamas coloridas similares àquelas encontradas nas suas asas. O Dragão era muito sábio e voava pela noite escura, espargindo luz com seu hálito de fogo. Foi seu hálito que trouxe ao nosso mundo a arte da magia e a ilusão de mudar de forma. Toda via, chegou o dia em que o Dragão sucumbiu à própria ilusão ao deixar-se enganar pelo ardiloso Coiote, que o convenceu a mudar de forma  para provar que possuía de fato poderes mágicos. O Dragão aceitou o desafio adquirindo a forma que tem hoje, de Libélula, mas, ao aceitar este desafio movido pela vaidade, o Dragão perdeu seus poderes mágicos e não pode mais retornar à sua forma primordial.

A Libélula expressa a essência dos tempos de mudança, das mensagens de iluminação e sabedoria, e a comunicação com o mundo dos elementais – composto por uma miríade de pequenos espíritos da natureza, presentes nas plantas, na terra, no fogo, na água e no ar.

 ( Jamie Sams & David Carson. “ Cartas Xamânicas” )

 Libélula de Bambu en seu suporte

Hoje não preciso mais produzi-las, porém os pedidos no Brasil e no mundo não param.

Então quando sobra um tempinho produzo algumas pra atender aos meus clientes, nada profissional (eu sei disso), mas não quero deixar de produzi-las sem o prazer da busca do equilíbrio. O que a faz, assim algo tão especial! O mercado que me desculpe!

Natália, grande amiga, brincando com a Libélula

Junto com a Libélula mando um texto que no final diz:

A vida pode ser dinâmica, equilibrada e cheia de surpresas boas. Basta saber olhar e conectar-se com o que há de mais puro na vida e isto esta ai dentro de nós perdido em algum lugar dentro do nosso infinito particular.

A inspiração surge sempre do inesperado.

Que todos esses símbolos lhe ensine algo que lhe seja útil e lhe traga a paz que todos merecem, porem somente poucos conseguem desfrutar.

 Libelula da Bambu

Sobre rodrigoprimavera

bambuzeiro, designer de produtos de bambu, arte educador , permacultor Enquanto o mundo gira, homens correm pra ter... eu planto Enquanto bombas explodem, carros passam, buzinas soam ... eu planto. Enquanto elevadores sobem, descem, cameras de segurança flagram ... eu flagro o tecer de uma teia de aranha. Durmo aos sons das ondas. Quando a maioria vai pra lá eu vou pro outro lado. Quando ninguém mais quer e descarta, eu aproveito. Coloco minha energia na vida. Invisto na vida, dou de comer as minhocas, as formigas, aos cupins, juntos dividimos o que a vida tem de bom... Acredito na impermanência permanente. Sou a favor do vento, da chuva, do lodo, do silencio musical da natureza. Luto comigo mesmo, contra a preguiça, a gula, o egoísmo, o medo. Prezo pelos meus amigos, todos eles. Sou filho da Terra e por ela nutro o mais profundo respeito. Admiro o simples. Tenho o orgulho de ter matado a anciedade dentro de mim. Sei que tudo tem o tempo certo pra acontecer. Me dou o luxo de me espreguiçar quase o tempo todo. Colho os frutos, reparto os excedentes. "
Esta entrada foi publicada em Arte. ligação permanente.

17 respostas a Libélula de Bambu

  1. jose alberto diz:

    Prezado, achei de uma leveza e beleza impar essa Libélula.
    Pergunto: Teria como se aprender a fazer uma dessas?
    Quais seriam as dicas a considerar na sua montagem e equilíbrio.
    Agradecido pela atenção.

  2. Anah Mharia Canhaço diz:

    Olha adorei a definição e comentários sobre a Libélula.Sou consultora em Feng-Shui,e alguns dias atrás fiz meu cartão de visita com um dragão, mas não conseguia finalizar, até q consegui, mas olhava e não ficava feliz. Resolvi fazer outro e fiz, com duas flor de Lótus e uma libélula. E depois é que fui pensar no que significava ou representava a Libélula. E hoje comecei a pesquisar e o primeiro local interessante e com conteúdo foi aqui. E quando li, fiquei assustada, rsrsrs, pois envolve a questão dos dois motivos que usei nos meus cartões, ou seja, primeiramente o Dragão e depois a Libélula. Adorei o texto que escreveu e fiquei feliz pela troca que fiz, pois tem tudo muito a ver com tudo que você escreveu aqui, e como não sei se conhece a técnica chinesa Feng-Shui,ela trabalha com os elementos tb, assim como vc citou no final. Muito legal. Parabéns.

    • rodrigoprimavera diz:

      Pois então, o mundo tem dessas coisas curiosas.
      Sorte é apenas uma oportunidade dessas que existem e pasam sem fim na nossa frente, todos os dias; mas só percebemos como sorte quando estamos preparados para ver…
      Grande Abraço, que as pessoas tenham a sorte de encontrar com o seu trabalho de Feng-Shui

  3. Juliana Rocha diz:

    Olá, gostaria de saber se vc faz as peq libélulas sob encomenda e qual o valor…

  4. João diz:

    Olá amigo, bom dia.
    Essa libélula é linda, e muito interessante esse equilibrio.
    Sou de Sorocaba/SP, e gostaria de saber se vc pode me ensinar a fazer a libelula, ou se vc tem alguma apostila, ou arquivo pdf para vender que ensine a fazer, com o molde do tamanho das asas e do corpo, e o tipo de bambu usado.
    Agradeço a atenção!

  5. Dina diz:

    Olá Rodrigo!!!

    Linda demais essa libélula!!!

    Poxa!tenho o maior interesse em adquiri-las ou confecciona-las,achei uma idéia maravilhosa para presentear os amigos que irão me visitar na maternidade,tenho uma verdadeira paixão por libélulas!!!

    Forte Abraço!!!
    Muita Luz no seu coração!!!

  6. OSNI SILVA diz:

    Boa tarde.Hoje pela manhã, cerca de 09h00, notei uma libelula acostada na parede vertical da cozinha da minha casa. Era bastante grande. Minha esposa e minha cunhada, também repararam, e logo se recordaram do filme. Entrei na internet, para entender o significado (ou mensagem) daquele fato, pois, è muito raro, libelulas circundarem minha casa. Descoberto vocês, resolví consultá-los, caso tenha algum significado. No aguardo de um atendimento, despeço-me, muito obrigado. osni silva.

  7. Eliseu Pinheiro Lopes diz:

    Eu sou um dos que você ensinou, não faço tão bem feitas quanto as suas, mas faço as minhas do meu jeito, mais uma vez obrigado!
    Um grande abraço!
    Eliseu
    Fazenda dos Bambus/Instituto Jatobás

  8. Olá
    Essas libélulas são lindas!!! Ganhei uma muito especial que veio da Tailândia…como essas que você faz, porém toda pintada! Sou artista plástica e pesquisadora, meu trabalho é absolutamente envolvido por libélulas, a cada pesquisa por referências uma nova descoberta de formas e cores! Explêndido esse suporte…realmente lindo o conjunto! Se puder, me envie seu endereço de e-mail que envio para vc algumas imagens de meus trabalhos!

    Parabéns
    Glaucia Previato

  9. sonia roseli de andrade diz:

    Não sei nem como me expressar…
    gostaria não só de conhecê-los, como manter contato.
    meu nome é sônia, trabalho com decoração e pinturas especiais em parede.
    não sei como relatar, a paixão que tenho pelas libélulas.
    já aconteceu e acontece muitos fatos na presença delas, todos os dias vejo libélulas.desde que uma levou um choque na luz da minha sala e caiu em cima de umas pinturas que eu estava fazendo. coisas simples,para os mais próximos(amigos e familiares)
    é incrível!
    desde o fato ocorrido a dez anos
    logo marca é…
    LIBÉLULA EQUILÍBRIO ARTE E BEM ESTAR.
    cor&ação.
    pinturas e efeitos especiais em paredes.
    O incrível de tudo isso, sou do tipo, nada se perde , tudo se transforma.
    realmente depois que ela entrou em minha vida. tudo se transformou.
    descobri um lado artístico que não conhecia.
    adorei…
    encontrar vocês foi muito importante para mim.

    um forte abraço!
    que o espírito da libélula continue sempre transformando os espíritos grandes que cospe fogo em espíritos leves que ilumina e encanta a nossa vida…
    Sonia R DE Andrade.

  10. Marcella Maria diz:

    Olá,amigo…
    Paz e bem,realmente a libelula é muito fascinante,eu cresci com elas..rsrs,gostaria se possivel,a explicação de como se consegue o equilibrio do bambu.Agradeço sua atenção.
    Um abraço fraterno!
    Marcella

  11. Flávia diz:

    Parabéns! lindo trabalho!
    Estou fazendo uma pesquisa sobre as libélulas e borboletas e encontrei seu site. Texto fascinante.
    Teria como fornecer ou ensinar como faz esta libélula? Será que daria para fazer borboleta tambem?
    aguardo um retorno
    obrigada e parabens novamente

  12. Sheila diz:

    Nossaaaaaaaaa… Fiquei tão feliz em ler a sua história sobre a libélula. A minha curiosidade pelas libélulas começou quando entrei em uma loja de jóias de prata e fiquei fascinada por um pingente de libélula que as asas se mechiam e nunca tinhavisto uma dessa forma tão magnífica, tão livre,parecia que ia sair voando… Pronto tive que comprar o pingente e procurar saber mais sobre esse inseto tao maravilhoso com asas tranparentes.Bom resumindo coloquei ela naminha árvore de Acerola que tenho na minha varanda antes de usá-la pra pegar um pouco da energia… Vc pode até me achar maluca e outras pessoas tb mas amo as plantas e cuido como se fossem minhas filhinhas rsrsrs… Termino com vontade de escrever mais… Foi um prazer encontrar uma pessoa tão sensível e inspiradora!!! Então vamos voar sempre…

  13. Olá Rodrigo!Amigo estou conhecendo agora esse mundo da Permancultura agora.Estou morando na Ecocomunidade Ajubaí, e um doos nossos projetos é trabalhar com bambu, o Tarcisio companheiro nosso fez um curso com você, e gostou muito, ele que indicou seu site.Rodrigo estou conhecendo sobre bambu, e na sua pagina muito me chamou atenção a história da libélula, estou tentando faze-la, mas não encontro o ponto de equilibrio, ficaria imensa-mente grato, se você poder medar uma orientação, desculpe sei que seu tempo raro, mas gostaria muito de fazer essa libélula, meu amigo obrigado pela atenção.

  14. regina de Extrema mg diz:

    Eu amei a materia,fiquei facinada,pois eu sempre admirei as libelulas.moro no sitio, e sou completamente biocentrica,vc fez uma coisa ,k simplismente me encantou.valeu meu amigo.

  15. Olá Rodrigo muito bom tudo que você faz, você se lembra, tive a sorte de aprender com você e já fiz várias, infelizmente hoje falta tempo, mas de vez em quando faço uma…

    Muita sorte pra você!

    Um grande abraço!
    Eliseu

Deixar uma resposta

